Dicionário dos sonhos

Os sonhos sempre tiveram uma importância especial para o homem, tendo-o conduzido a determinados comportamentos com bases neles. Embora se possam ter vários sonhos por noite, habitualmente é do ultimo que temos as mais altas probabilidades de nos lembrarmos.

 

É curioso que as pessoas que têm o sono mais tranquilo, ou seja, que não sofrem de insónias, são aquelas que se lembram com mais facilidade e com mais pormenores dos sonhos que tiveram.

 

Aqui ficam alguns significados de sonhos:

Abismo: representa perigo, estar à beira de um abismo indica que é preciso ter cuidado com os nossos bens, relações sociais e saúde. No entanto, se no sonho sentimos que estamos a sair dele ou capazes de escalar a encosta, é augúrio de felicidade.

 

Banquete: sonho positivo porque reflecte a felicidade familiar. Teremos excelentes relações com as nossas amizades e é um bom momento para estabelecer novos relacionamentos que serão muito satisfatórios. Estabilidade no aspecto económico.

 

Cisne: simboliza a elegância e a harmonia e pode pressagiar êxito e sorte. É um momento propicio para iniciar projectos. É mau presságio quando é preto e sinal de aflição se o ouvirmos cantar.

 

Data: quando em sonhos aparece uma determinada data, devemos tê-la muito presente, pois indica que nessa data vai acontecer algo muito importante para nós. Este sonho não é de bom nem de mau augúrio, apenas avisa de que algo está para acontecer.

 

Elogios: se somos nós que os fazemos, podemos esperar fidelidade das pessoas que nos são chegadas, avizinha-se uma temporada na qual teremos grandes êxitos na vida social. Enquanto se somos objectos deles, receberemos traição e hipocrisia.

 

Flores: em geral sonhar com flores representa alegria e um bom augúrio. Conforme as várias cores, tem um significado diferente. Quando nos vemos a apanhar uma flor, significa que queremos ver-nos ligados a uma pessoa que por diversas circunstancias na vida real se mostra inacessível. Quando sonhamos que as cheiramos (as flores), indica que deixamos passar uma oportunidade muito importante que não voltará a surgir. Quando o sonho nos mostra flores estragadas e murchas, sugere uma temporada de desenganos e desilusões nos nossos relacionamentos. É bom augúrio sonhar que se plantam flores, pois pressagia que se aproxima uma época de fecundidade e progresso, sobretudo nos temas relacionados com o dinheiro. Também é muito bom sonhar que se oferecem flores, prediz êxito nas nossas relações amorosas.

 

Gelo: corremos um risco excessivo de ver prejudicadas as nossas relações afectivas devido à rigidez do nosso carácter, anuncia arrefecimento nas relações e perdas económicas, também prediz grande solidão.

 

Hera: é símbolo de felicidade, indica que estamos rodeados por pessoas que sentem por nós amor sincero, podemos esperar benefícios dos familiares e amigos.

 

Incenso: representa a elevação e a subtileza, geralmente em sentido religioso, embora augure cerimónias que têm relação com um acontecimento doloroso, como por exemplo o funeral de uma pessoa próxima de nós.

 

Joaninha: este insecto é a imagem da harmonia e da felicidade, augura que receberemos boas notícias em breve.

 

Lago: sonhar com um lago de águas calmas simboliza a nossa paz interior, se pelo contrário a superfície é turbulenta, significa as contrariedades que sofremos no nosso interior. Se vemos o lago com muita vegetação à volta, indica satisfação afectiva. Se o lado do lago é desolado, é sinal de solidão e desamor. Se nos vemos a atravessar o lago de uma margem para a outra, significa que enfrentaremos com êxito mudanças que vão acontecer a nível afectivo e económico.

 

Matar: sonhar com matar significa que vamos ser capazes de nos libertar da má influência que uma pessoa dominante e autoritária exerce sobre nós, o que será muito benéfico para a nossa vida.

 

Natal: este é um sonho benéfico para as nossas esperanças, indica que vamos começar um novo período de vida mais satisfatório, é símbolo de êxito em qualquer tipo de situação, especialmente nas questões pessoais.

 

Ondas: quando sentimos que nos estão a agitar, indica que nos estamos a deixar levar pelas circunstancias e a dominar por outras pessoas com carácter mais forte que o nosso. Se as ondas são grandes e majestosas, prognosticam paz de espírito. Se o mar está revolto, avisa sobre sérios perigos, é um sonho que tem muito a ver com a nossa capacidade de decisão.

 

Prenda: se recebemos uma, é porque se avizinham encontros inesperados. Costuma ser sinal de boas notícias, de surpresas agradáveis e de que se realizarão modificações que serão favoráveis ao nosso modo de vida. Prediz também que seremos capazes de tomar decisões que serão benéficas para nós.

 

Quebrar: quebrar ou partir um objecto é de mau agoiro porque prognostica pouca sorte e infortúnio, também é um mau presságio para os negócios e correspondentes perdas económicas.

 

Rosa: merece especial interpretação dentro do mundo das flores. É o símbolo dos sentimentos e paixão. Quando a vemos em botão, augura que vamos encontrar um amor que nos fará viver momentos muito felizes. Se as apanhamos (as rosas), prognosticam um casamento ou uma união feliz para o sonhador. É um mau augúrio picar-se nos espinhos de uma rosa, pois anuncia problemas e dissabores nas relações amorosas. Sonhar com rosas brancas significa nas relações pureza de sentimentos. Sonhar com rosas vermelhas vivemos uma paixão ardente. Sonhar com rosas amarelas indica viver com ciúme da muita beleza que temos ao nosso lado. Sonhar com rosadas a relação é cheia de ternura e muito amor para dar e receber.

 

Sal: como no mundo real, o sal é o símbolo da conservação e permanência. Se o derramamos, pressagia dificuldades financeiras e contrariedades familiares. Se nos oferecem ou damos sal, é sinal de amizade.

 

Tigre: é o símbolo dos nossos inimigos. Quando aparece particularmente feroz, quer dizer que estamos rodeados de adversários astutos que ameaçam os nossos projectos de vida, pelo que é muito perigoso não considerar este aviso. Só atenuaremos prejuízos se sonharmos que somos capazes de o capturar ou matar.

 

Uvas: são símbolo de alegria e desinibição, pressagiam fertilidade e abundância. Se as uvas que vemos são grandes e suculentas, indica que teremos êxito nos negócios e os nossos projectos pessoais serão de grande utilidade e lucrativos. Pelo contrário, se as uvas estão em más condições, predizem-nos preocupações por falta de dinheiro ou doença que nos aflige. As passas de uva auguram contrariedades e problemas afectivos.

 

Viajar: significa que a nossa vida vai sofrer sérias transformações porque nós assim o decidimos, as mudanças serão positivas ou negativas em função das decisões tomadas pela necessidade da realização da viagem. De qualquer maneira, contaremos com o apoio das pessoas que gostam de nós.

tags: ,
publicado por gatinhafofa às 07:37
link do post | comentar | favorito